Pertecente ao município de Douradinho – MG, a cidade de Machado, que já passou por muitas disputas entre paulistas e mineiros, é um dos pontos de parada de tropeiros e boiadeiros que passam pela região do triângulo mineiro .
A cidade que tem a fama de possuir terras de boa qualidade chamou a atenção de agricultores, entre eles, do tenente Antonio Moreira de Souza e Joaquim José dos Santos, que se organizaram em duas fazendas e desenvolveram a agricultura e a pecuária na região, criando um pequeno povoado que mais tarde veio a se tornar Machado.
Há diversas versões sobre como surgiu o nome da cidade. Uma delas, diz que um grupo de bandeirantes havia perdido o seu machado em um rio e, com isso, esse rio veio a se chamar Rio Machado, futuramente originando o nome da cidade. Outra versão é que, as terras, antes de tornar-se um vilarejo, pertencia à família Machado, originária da cidade de Caldas.
Porém, seus primeiros registros datados em 1750, mostram que a cidade era conhecida como Região de Jacutinga, passando a se chamar Campo do Machado, Jacuntinga, Sacra Família e Santo Antonio do Machado,e finalmente oficializando o seu nome para Machado em 1923.
Hoje, com cerca de 39 mil habitantes, a cidade que fora habitada por pessoas de cidades vizinhas como Cabo Verde, Jacuí, Caldas e Alfenas tem como sua maior fonte de renda a plantação de café, tanto que ostenta o título de “Capital mundial do café orgânico”, o que em virtude de seu distrito industrial , vem atraindo cada vez mais empresários para a região.
Além de um povo alegre e hospitaleiro, Machado possuí suas tradições regionais, como a festa de São Benedito. Realizada em Agosto,a festa que homenageia o santo, apresenta várias manifestações folclóricas, como “As Congadas”, uma dança afro-descendente, que ao ritmo de um cortejo, anima ao som dos batuques de zambuba, onde segue em cada grupo (terno) o rei, a rainha, os generais e os capitães. Os ternos variam de acordo com o cortejo: Moçambiques, Catupés, Marujos, Congos, Vilões entre outros.
Em Setembro, eventos esportivos e culturais são realizados toda a cidade, para a comemoração do seu aniversário.
Também na região de Machado, localiza-se o Lago de Furnas, uma território aquático quatro vezes maior que a Baía de Guanabara. Conhecido como o “Mar de Minas”, atinge 34 municípios formados por cachoeiras, balneários , lagos e piscinas naturais, disponibilizando ao morador local, ou aos turistas, um exuberante parque de eco-turismo da região, além de outras atrações como os famososCanyons, estruturas rochosas com 20m de altura.
Fontes de pesquisa:
Nenhum comentário:
Postar um comentário