sexta-feira, 10 de junho de 2011

10 de Junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. (PORTUGAL)

Na mesma data, foi estipulada a comemoração de todas as raças "lusitanas"e também do escritor Luís Vaz de Camões.
Por ordem do legislativo, em 1910, fora publicado em decreto os feriados nacionais de Portugal, além de dar a possibilidade de cada município escolher um dia do ano para celebrar suas festas tradicionais. Lisboa escolheu 10 de junho, por coincidir com a data da morte de seu mais célebre escritor, Camões.
Em 25 de abril de 1933, acontecia a Revolução de Cravos, que passou-se a ser comemorada em 10 de junho, celebrado como Dia das Raças “Lusitanas”. Na qual, todo e qualquer povo com descendência portuguesa poderia comemorar a data. A partir daí, começou a ser comemorada em todo o país, a data de Camões.
Desde 1978, com uma filosofia diferente do Estado Novo, que utilizava as datas para exaltação da guerra e do poder colonial, a Terceira República transformou essas datas em um único feriado, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Atualmente, a língua portuguesa é o 7º idioma mais falado no mundo, e os países que possuem como idioma oficial são Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Guiné Equatorial.


Luìs Vaz de Camões, escritor português nascido em 1526 e falecido em 10 de junho de 1580, teve como sua maior obra, "Os Lusíadas", e é considerado um dos grande poetas do Ocidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário