segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Aumenta o número de estrangeiros no país.



A quantidade de estrangeiros trabalhando no Brasil cresceu 57% no ano passado, alcançando 1,51 milhão em dezembro, conforme dados do Ministério da Justiça (MJ). O crescimento da economia brasileira, a busca por melhor qualidade de vida e a cultura de receptividade do povo brasileiro são os principais fatores para o aumento desta estatística. Sul-americanos, europeus e asiáticos fazem parte do grupo dos principais imigrantes.

Em busca de ampliar as fronteiras e de ter em seu quadro profissional trabalhadores qualificados, algumas empresas conta hoje com três profissionais de outros países, sendo dois europeus e um asiático. Os contratados, em sua maioria, são jovens – com idade média de 25 anos – e vêm para fazer programas de traineé, uma espécie de estágio, com prazo de um ano.

A vinda para fazer estágios e trabalhos voluntários é um dos principais meios de acesso para trabalhar encontrada por estudantes. Por meio da ONG Internacional Aiesec, administrada por estudantes, 30 jovens estrangeiros vieram para a cidade no ano passado, o que representa um crescimento de 66,6% em relação a 2010.

Atualmente, a ONG conta com oito vagas abertas para estágios com remuneração e 23 vagas para voluntários. “As empresas gostam deles porque é uma forma de inovar, trazer ideias de fora. Até mesmo para suprir a necessidade de mão de obra capacitada”, disse a diretora de intercâmbios corporativos da Aiesec, Lívia Maia.

Com o aumento do número de estrangeiros no Brasil, consequentemente, cresce também o mercado de escolas de línguas para atendê-los. Desde 2011, a Louder Idiomas ensina português a estrangeiros.

“Devido aos grandes eventos que acontecerão, ao crescimento econômico e a sua estabilidade perto de países desenvolvidos, o Brasil vem recebendo trabalhadores do mundo inteiro, alguns que procuram estágios outros que vêm por meio das multinacionais com sedes em todo o país, salienta o coordenador da Louder Idioma, Eduardo Castilho.

No ano passado, o Brasil recebeu 70.524 profissionais estrangeiros. Do total de autorizações, 66.690 foram temporárias, que têm duração de 90 dias a dois anos, e 3.834, permanentes.

Fonte:www.cedrofinances.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário