sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A língua portuguesa e sua importância.

Língua oficial de nove países, a Língua Portuguesa era a única língua europeia com duas escritas oficiais (de Portugal e do Brasil), essa ambivalência foi resolvida com o acordo ortográfico de 1990, que unificou a escrita, mas preservou as peculiaridades no uso da língua em cada região.
            O Português é o 3º idioma mais falado na Europa e o 6º mais falado no mundo, sua importância política e econômica se vê no fato de ele ser o idioma oficial de 12 organizações internacionais. Das cerca de 250 milhões de pessoas que falam Português 200 milhões estão no Brasil, aliada a essa informação a imagem de país em expansão e a vinda de muitas multinacionais para o Brasil tornam o Português, principalmente o brasileiro, uma ferramenta para estrangeiros que pretendem abrir mercado no país. Na primeira década do século XXI o número de estrangeiros aprendendo Português pulou de 1.155 para 6.139. A tendência é que esse número continue aumentando, sendo a maioria da procura feita por adultos. Claro está que a importância de uma língua está diretamente ligada à importância econômica de onde ela é falada.
Ao falar sobre a análise feita em alguns materiais voltados para estrangeiros, Marcuschi (2001) chama atenção para a tendência que os livros apresentam em prometer o domínio da produção e compreensão oral e habitualmente desenvolverem uma escrita informal e diálogos artificiais misturados com expressões de polidez sem valor pragmático, ensinando aos estrangeiros um Português falado sintético. Essa deficiência por parte dos materiais didáticos pode ser facilmente superada se os professores tiverem experiência e souberem manusear seus materiais com foco na abordagem comunicativa, como já é feito na Louder Idiomas.
Os professores trabalham com um livro baseado na abordagem comunicativa e utilizam de diversos materiais para que os alunos estrangeiros aprendam Português não só no nível linguístico, mas também no extra-linguístico, aprendendo sobre cultura e entonações usadas em frases-chaves do dia-a-dia.

(Extraído de "A importância da Linguística Aplicada no ensino de Português para estrangeiros".
Denise Barros, São Paulo 2012)


Nenhum comentário:

Postar um comentário