quarta-feira, 18 de maio de 2011

FLIP deste ano será mais latina.

Nesta edição, autores de língua inglesa serão minoria no evento que ocorre em Paraty - RJ.

Desde sua primeira edição, em 2003, a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), se apresentava mais como uma celebração anglófona do que mundial. Britânicos como Eric Hobsbawm, Julian Barnes e os americanos Don DeLillo e Daniel Mason, já se apresentaram em Paraty.
Nesta nona edição do encontro, o cenário será diferente. Até agora são 19 convidados, sendo 14 anunciados, onde somente 7 deles são anglófonos, 6 autores são de língua espanhola, 4 de língua francesa e 1 italiano e 1 húngaro.
A mudança deve ser creditada ao novo curador da festa, o crítico literário Manuel da Costa Pinto, que sucede a Flávio Moura, que questionado se seu repertório seria mais de literatura e culturas latinas, respondeu: "Completamente. Meu trabalho acadêmico é com a obra do [franco-argelino Albert] Camus, tenho ligação forte com literatura italiana e francesa, falo italiano e francês -e não sou muito fluente em inglês. Embora ache que o maior escritor vivo seja o [sul-africano J.M.] Coetzee".
O evento em Paraty - RJ, acontecerá nos dias 06 a 10 de Julho e a sua programação completa será divulgada amanhã (19/05/11).



Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário