segunda-feira, 24 de março de 2014

Os Idiomas fictícios do cinema.


O cinema e a literatura sempre andaram juntos em todos esses anos em que estiveram presentes em nossa vida. Nas últimas décadas elas vem se misturando e criando para o mundo fictício, línguas antes nunca faladas. Essa influência na cultura reflete na realidade, podendo ser encontrada em fãs de "Jornada nas Estrelas" e "Os senhor dos anéis" que até então não falavam línguas estranhas aos nossos ouvidos. A importância chega a um ponto, onde já é possível encontrar sites que ensinam você a falar como um Klingon ou como um Elfo, por exemplo. Deixando com inveja até línguas reais, como o Esperanto. Língua, que tinha como objetivo se tornar uma língua mundial, e caiu em desuso.

Segue uma lista com 9 idiomas, que você conhecerá suas curiosidades e onde poderão encontrá-las para praticar, se desejar.

1. Klingon - "Jornada nas Estrelas"
Graças a duração do seriado homônimo dos anos 70 (mais de 10 anos) e algumas aparições no seriado
"The Big Bang Theory", o dialeto Klingon vem ganhando adeptos. A sua primeira aparição foi no filme "Jornada nas Estrelas" de 1979, que surgiu por improviso. James Doohan, que interpretava Scotty inventou algumas palavras e, depois, Marc Okrand deu continuidade na criação. Toda a gramática, alfabeto e fonética não se assemelham a línguas reais. Mas já existe um instituto, The Klingon Language Institute (http://www.kli.org/), que trabalha para a divulgação e tradução desse idioma.

2. Quenya e Sindarin - "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis"
Na saga escrita por J.R.R. Tolkien, dois idiomas se destacam e ganham vida própria na ficção e fora dela.
O quenya é o idioma élfico mais antigo na Terra Média, de acordo com a saga. Trazendo para o mundo real, ela seria o galeco-português em relação ao português dos dias de hoje. J.R.R Tolkien criou esse dialeto baseado na fonética da língua finlândesa. Atualmente, você encontra cursos de quenya em português à venda na livraria cultura (http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.aspnitem=5131332&sid=0121771331432844184797632). Outro idioma que Tolkien criou é o sindarin, dialeto falado pelos elfos. Este, foi baseado no galês.

3. Na´vi - "Avatar"
Não se contentando em criar um mundo imaginário com criaturas diferentes, James Cameron, criou também
o seu dialeto, o na´vi. Para que isso fosse possível ele passou a responsabilidade para Paul Frommer, professor da University of Southern California. No site Learn Na´vi (http://learnnavi.org) você aprende esse idioma que não tem nada em comum com nenhum idioma no mundo.

4. Dothraki - "Game of Thrones"
A língua mãe do personagem Khal Drogo foi criada pelo próprio escritor da série, George R. R. Martin,
sendo pouco utilizada nos livros. Mas quando a rede de TV americana HBO produziu a série, eles chamaram David J. Peterson, um inventor de línguas, para desenvolver o idioma que até então possuía algumas palavras e frases. Embora a língua tenha apenas poucos anos de vida, já tem gente aprendendo a se comunicar como o personagem na série. Um dos sites mais seguros à aprender esse idioma é o www.dothraki.com. O site que é mantido por Peterson, fala também de outras assuntos do universo de Westeros. Outro site que também aborda esse idioma é o www.dothraki.org, que funciona como uma "wikipédia dothraki".

5. Ofidioglossia - "Harry Potter"

                                                                                                              Essa é a língua oficial dos descendentes de Salazar Sonserina, o fundador da casa mais polêmica da Escola
de Magia e Bruxaria de Hogwarts, da saga "Harry Potter". Esse idioma, um pouco difícil de pronunciar, chegou a ser lançado pela Warner Bros através de um tradutor oficial, que já saiu do ar. Atualmente, a melhor opção é o site www.theparselmouth.com


6. Nadsat - "Laranja Mecânica"
E por fim, o Nadsat. Essa língua criada por Anthony Burgess para o filme "Laranja Mecânica", nada mas é
que uma série de expressões idiomáticas associadas ao inglês. Burgess criou um modo de falar bem peculiar, presente nas expressões usadas pelo personagem Alex DeLarge e seu grupo de Drugues. Essa língua é uma mistura de cokney, dialeto da classe operária britânica, e o russo. A grande inspiração para a criação dessa língua foram as falas dos "mods" e dos "rockers" da década de 60. Na internet, um dos dicionários mais completos é o www.bagarai.com.br/dicionario-nadsat-laranja-mecanica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário