quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Dubai, do comércio marítimo ao turismo glamoroso.


É a cidade mais populosa dos Emirados Árabes com aproximadamente 2.262.000 habitantes e é um dos setes estados que compõe o Emirados Árabes Unidos.  Em árabe, “emirado” significa principado.  Conhecida pelos seus arranha-céus e arquiteturas futuristas, a “Cidade de Dubai”, como é conhecida era uma das cidades onde se localizava um dos mais antigos centro de comércio entre Ocidente e Oriente.
Dubai foi um importante porto de escala para comerciantes estrangeiros, principalmente vindo da Índia, devido a sua aproximação, sendo um dos grandes exportadores de pérolas nos anos 30. No entanto, após a Primeira Guerra Mundial e a Grande Depressão, Dubai  foi irremediavelmente danificada, entrando em constante desacordo com Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes, gerando guerras entre as fronteiras até a unificação dos Estados em 1971. No mesmo ano,  Dubai descobre petróleo em suas dependências , na qual levou uma quantidade  maciça de trabalhadores à sua região, resultando em um crescimento populacional de 300%. Mas ao contrário dos seus estados vizinhos, Dubai investiu suas fontes no turismo que tornou-se o alavancador  das transformações sócio-econômicas da região.
A convivência entre a modernidade e a tradição na região é harmoniosa e respeitosa. Mesquistas, bazares, homens vestidos com suas roupas típicas  e mulheres cobertas até os olhos transitam em meio aos maiores shoppings do mundo, com grifes internacionais.  A moeda local é o Dirham, cujo 3,65 Dhs vale 1 dólar.
O verão tem altas temperaturas, chegando a 46º C, nos meses de junho a agosto enquanto o inverno alcança entre 14ºC e 23ºC. Durante o resto do ano o clima é ensolarado e raramente chove.
Dubai possui uma herança cultural e arquitetônica rica que refletem suas raízes históricas, como o Dubai Creek, canal de grande importância para o comércio marítimo, que cruza a cidade, proporcionando uma visão que mescla os seus moderníssimos hotéis e prédios históricos. Há, também, o bairro “Al Bastakia”, que mantém suas casas estilo século 19 e o Souk  de Tecidos, um território ocupado por inúmeras lojas que oferecem todos os tipos de tecidos e bugigangas. 
Contracenando com a história, a moderna Dubai exibe o seu glamour através de sua Marina, onde se localiza o calçadão mais badalado, o “The Walk”, influenciado pelo agito das praias, lojas famosas, cafés, restaurantes e quiosques.  Além do complexo Madinat Jumeirah, que busca em sua obra arquitetônica, o melhor conceito dos palácios árabes das Mil e Uma Noites,  e o grandioso Mall of the Emirates, um dos maiores shoppings do mundo, que  além de possuir as principais grifes internacionais, tem a segunda maior pista de Ski do mundo, onde você tem a sensação de esquiar em temperaturas abaixo de zero graus enquanto nas ruas os termômetros atinge elevadas temperaturas.
Desde 2005, Dubai conta com uma rede de metrô, com mais de 16 estações, distribuídas em duas linhas que se integram, a verde e a vermelha, cujo trajeto acompanha quase toda a costa da cidade.

Fonte: http://dubaimetro.eu/
          www.guiaemdubai.com/
          www.pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário