sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Diário de Viagem: Portugal e Turquia

RELATOS DE UMA VIAGEM À PORTUGAL E À TURQUIA

     No período de 20 de setembro à 25 de outubro deste ano, tive a oportunidade de viajar pela 4ªa vez à Portugal, tendo ido também à Turquia, em uma excursão, saindo de Lisboa e me juntando a um grupo de brasileiros em Istambul e percorrendo em 8 dias, os principais pontos turísticos daquele país.
     
     Em Portugal, permaneci na cidade do Porto, aonde tenho muitos amigos e tive a oportunidade de revê-los, bem como de retornar a vários pontos da cidade, bem como à cidades próximas.
      É sempre um prazer voltar a uma cidade tão hospitaleira como o Porto, aonde, nós, povo brasileiro, temos tantas raízes e recordações de nossa História.
     No período compreendido entre junho de 2008, à novembro de 2009, tive a oportunidade de permanecer em Portugal, na cidade do Porto e lá fui voluntária, na Biblioteca Almeida Garrett, que se situa dentro do Palácio de Cristal (foto), ponto turístico da cidade, um lindo parque com árvores variadas, restaurante, centro de esportes e palco de muitos shows, durante todo o ano. Desta forma, nem é preciso dizer que estar em uma biblioteca cercada de árvores, pavões e muito silêncio e paz é algo muito privilegiado!
     Além disto, no fundo deste lindo parque, se avista o Rio Douro,com suas margens, no Porto e em Vila Nova de Gaia, aonde se situam as caves do Vinho do Porto. Esta região é patrimônio da Humanidade, título dado pela UNESCO.
     Neste período em que fui voluntária, tive a oportunidade  de ajudar os profissionais da biblioteca, em suas atividades, notadamente, na sessão infanto-juvenil, contando histórias e participando com colegas na Hora do Conto. Foi, para mim, uma experiência muito enriquecedora e uma oportunidade de fazer amigos, que agora tive a oportunidade de rever. Também desta vez, fui convocada pelas amigas da biblioteca, para contar histórias para a criançada, o que para mim foi e é sempre muito gratificante.
          Aonde se anda, no Porto, vê-se e sente-se a História. Em cada rua, viela, Igreja, Museu, até em em pequenas tascas, que são como dizemos aqui, botecos, nos deparamos com paredes de granito, com teto baixo, que nos transporta a muitos séculos atrás, até antes de Cristo!
    Desta vez, tive a feliz oportunidade de visitar a cidade de Marco de Canavezes, aonde nasceu nossa Carmem Miranda e aonde se encontra um museu em sua homenagem (foto), com roupas, objetos, fotos, ou seja, um pouco da nossa "pequena notável".
    É muito emocionante ver como os habitantes da cidade cultuam nossa tão famosa cantora, dando um grande valor a uma portuguesa que se consagrou mundialmente, mas que amava muito o Brasil.
    Também em Marco de Canavezes, tive oportunidade de conhecer um sítio arqueológico da época dos Romanos, algo inusitado para nós, que somos de um país tão jovem.
    Ainda com relação  à Portugal, estive na cidade de Vila Nova de Famalicão, próxima ao Porto, aliás aonde se vai, com excelentes trens urbanos, transporte que nos faz muita falta e que muito nos auxliaria, nos deslocamentos em um país, tão continental como o nosso e em uma cidade como São Paulo, que cada vez sofre com os congestionamentos.
   Nesta cidade temos a CASA DE CAMILO (foto) e o CENTRO DE ESTUDOS CAMILIANOS, fantásticos centros de memória do escritor CAMILO CASTELO BRANCO.
   Ali, se vê e se aprende com objetos, fotos e principalmente,a obra de Camilo,homem de letras, que estudamos em nossas escolas, porém, como estudamos estas grande figuras da literatura luso-brasileira, quando adolescentes, muitas vezes,não damos o devido valor a eles, nem temos maturidade para nos interessarmos por suas vidas e legados. 
   Entretanto, já na maturidade, vemos estas figuras com outros olhos e entendemos melhor a contribuição e a cultura que possuíam.
   Na CASA DE CAMILO, fui atendida por uma simpática funcionária, que me mostrou objetos, fotos e livros de Camilo e explicou detalhes sobre sua vida, aliás muito cheia de problemas pessoais e familiares, o que nos faz sempre refletir.
   No CENTRO DE ESTUDOS CAMILIANOS, fui guiada por um funcionário altamente qualificado, que ficou horas comigo, explicando detalhes da vida de Camilo, bem como, me mostrando o que o centro possui e as atividades que ali ocorrem,uma boa parte sobre Camilo, mas também, sobre a literatura em geral, sessões de cinema, palestras sobre variados temas, exposições de fotos, obras de arte, enfim , funcionando como um centro cultural para a cidade, a região e para o país e para os estudiosos da obra de Camilo.
   Um fato que sempre me agrada nestas viagens à Portugal, são os cafés que temos em todas as cidades, com mesas nas calçadas, aonde podemos tomar um café, ou comermos algo, com total tranquilidade, apreciando o movimento e lendo ou escrevendo, sem sermos importunados, fato um pouco difícil em nossa cidade, infelizmente!
  Tive oportunidade de passear por outros pontos à beira do Rio Douro, como Porto Antigo e margeando uma estrada ao longo do Douro, que foi realmente muito agradável.
  Sempre há muita atividade cultural a escolher no Porto, palestras, concertos, fóruns, lançamentos de livros, com palestra dada pelo autor e como apreciadora da parte cultural, procurei ir a muitos deles. Muitos deles, se realizaram na Biblioteca Almeida Garrett, grande polo cultural da cidade, com grande parte das atividades gratuitas.
 No período de 7 a 14 de outubro, estive na Turquia, local fantástico por suas riquezas arqueológicas, cultura e beleza!
 Há muitos anos atrás, quando cursei Geografia, fiz uma matéria optativa, na FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, que se chamava, Arquitetura Religiosa no Brasil e escolhi como tema para um trabalho, as Igrejas Bizantinas. Entre as principais existentes no mundo, está a HAGIA SOPHIA DE CONSTANTINOPLA (foto), que se  situa em Istambul. Para mim, foi uma emoção ter visto ao vivo, a HAGIA SOPHIA, depois de tantos anos! Istambul é uma cidade ao mesmo tempo antiga e moderna e é a porta para o Oriente Médio, sendo que no Estreito de Bósforo, temos a separação entre a Europa e a Ásia.
São fantásticos os museus, as várias mesquitas, como a MESQUITA AZUL, com seus minaretes e a voz do muezin chamando os fiéis para as orações.
Juntamente com os pontos turísticos, temos em toda a parte,muitas lojas, barracas e os comerciantes vendendo souvenirs muito interessantes e eles se encontram em todos os cantos do país, porque o comércio está no sangue do povo turco!
Estive também em Ankara, capital da Turquia, na região da Capadócia, aonde temos formações rochosas muito interessantes,Pamukale, com formações calcáreas e água quente, uma paisagem fantástica!
       Em Éfeso, temos um local de grande espiritualidade, pois ali se encontra a CASA DE NOSSA SENHORA, que é cultuada tanto por cristãos, como por muçulmanos, grande exemplo de ecumenismo! Também ali, há um fantástico sítio arqueológico, com ruínas muito preservadas de Antes de Cristo e aonde esteve o apóstolo São Paulo. Vemos, por ex. as ruínas da Biblioteca de Celsius, o que nos mostra como os povos antigos tinham uma cultura imensa, o que nos faz refletir muito.
Terminei minha viagem à Turquia, na cidade de Izmir, belíssima, situada à beira-mar, rodeada por palmeiras e com restaurantes, bares e uma vida noturna agitada.
É muito interessante vermos como povos de costumes diferentes vivem e darmos valor às suas origens, que muitas vezes se refletem em nossa cultura, ainda hoje.
Este foi então um pequeno relato de meus 35 dias, em Portugal e na Turquia.
Gostaria de salientar que, todo brasileiro, independente de suas origens, deveria conhecer Portugal, porque depois de adultos, passamos a entender melhor nossa história, com mais maturidade e profundidade.
Toda história dos países é repleta de sangue, sede de poder, porém há aspectos culturais que todos nós deveríamos saber e dar valor.

Aliás, eu acho que ainda é muito pouco o intercâmbio entre Brasil e Portugal, fato que já citei quando tive oportunidade, em algumas palestras, aonde estive em Portugal. As duas partes iriam lucrar muito com esta troca, pois para começar, temos a mesma língua, que aliás, está cada vez mais sendo aprendida e é muito apreciada pelos estrangeiros, por sua beleza e sonoridade.Esperemos que em um futuro bem próximo, esta aproximação seja cada vez maior. Quem sabe, possamos fazer uma "ponte" no Atlântico, unindo os 2 países!!!!!

Para terminar, deixo uma frase dita por um homem muito espiritualizado: Querem a paz no mundo? Façam turismo! Porque aí, conheceremos e conviveremos com diferentes povos e culturas e desenvolveremos a tolerância.

Maria Angela Brenna Martins Ferreira é aluna de Inglês
na Louder Idiomas e gentilmente colaborou para o nosso blog.



2 comentários:

  1. Bom dia ! Só agora li o seu relato, muito interessante, e eu também estou querendo ir para a Turquia, partindo de Lisboa; será que você ainda lembra qual foi a agência onde comprou a excursão? Se lembrar, por favor, me ajude nessa empreitada!!
    Um abraço,
    Valnice Salignac

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valnice,
      Obrigado pelo seu comentário sobre a nossa publicação. Na verdade, quem fez esta viagem e deu o seu relato foi a nossa aluna, Maria Angela, quando esteve lá.
      Veremos com ela o nome da agência e postaremos aqui no espaço destinado aos comentários.
      Abraços e continue acompanhando nosso blog.
      Louder Idiomas

      Excluir