quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Exames de Proficiência em Inglês.

Atualmente existem vário exames que avalia a proficiência em inglês daqueles que não o tem como língua materna. Porém apenas quatro deles são de grande abrangência e reconhecimento internacional. São eles: TOEFL ( Test of English as a Foreign Language ), TOEIC (Test of English for International Communication), IELTS ( International English Language  Testing System) e o CPE (Certificate of Proficiency in English).
O TOEFL, que é administrado pelo Education Testing Service (New Jersey )e o TOEIC são os dois exames norte-americanos mais conhecidos. Sendo que o TOEFL tem como objetivo principal avaliar o inglês de quem pretende ingressar em uma universidade dos Estados Unidos e Canadá, com vocabulário e texto mais voltados  a temas acadêmicos, ao passo que o TOEIC é direcionado para o mercado de trabalho.
Já o IELTS e o CPE são os dois exames britânicos mais conhecidos. De responsabilidade da University of Cambridge Local Examinations Syndicate (UCLES), departamento da Universidade de Cambridge em conjunto com o British Council, predomina na Inglaterra e demais países do Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.
O CPE é o mais avançado, administrado pela UCLES é procurado por àqueles que querem demonstrar proficiência em inglês voltada ao mercado de trabalho.
Como preparar-se para exames de proficiência
Nenhum dos exames de proficiência mede conhecimento gramatical, mas sim habilidade na prática geral. Isto é, o candidato não precisa se preocupar com a teoria da gramática, pois mesmo quem fala, escreve ou lê sem saber as regras gramáticas poderá alcançar uma boa pontuação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário