quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Os idiomas mais indicados para quem deseja se destacar no mercado


 

Todos sabem que o domínio de um segundo idioma já deixou de ser um diferencial para se tornar um pré-requisito. Isso quer dizer que, em tese, já se espera que o profissional tenha uma segunda língua fluente. Nessa linha de pensamento, o que o colocaria na frente na corrida por uma boa posição no mercado seria o domínio de outros idiomas além do Inglês, que - por suas aplicações universais - já se tornou uma necessidade de base. No entanto, muito se tem discutido sobre a real proficiência de idiomas. E a polêmica se instala: qual é a eficácia de se tentar "acumular idiomas no currículo" quando não se conhece bem a própria língua?

Especialistas na área de Recursos Humanos salienta, pode até parecer surpreendente, que o idioma mais importante no mercado de trabalho atualmente é o Português. E eles explicam as razões e apresenta dados:

" A cada dia que passa, aumenta a necessidade de troca de informações por escrito nas empresas. Há cerca de 10 anos as pessoas se comunicavam, em média, 50% menos por escrito do que hoje. Com o aperfeiçoamento das redes sociais e dos celulares, as mensagens de texto se multiplicaram".

" O fato é que a grande queixa das empresas é a de que os jovens estariam 'desaprendendo' a escrever
(ou não consumando uma real aprendizagem e consequente exercício da comunicação escrita) em função da simplificação excessiva das mensagens. Cada vez mais, infelizmente, as pessoas erram feio no Português e causam embaraços para a empresa onde trabalham e para os clientes".

Isso explica a atual busca de cursos de Português para brasileiros - principalmente por parte de executivos, gerentes, secretárias etc. -, já que no meio corporativo o domínio da "ferramenta da língua" é uma exigência gradual e determinante. Essa ênfase ocorre também na dinâmica do correio eletrônico, por exemplo. E, nas costumeiras apresentações em projeções, a intolerância ao erro é cada vez maior, após tantos lapsos - e, mesmo, falhas graves.

É preciso ressaltar, ainda, a importância da comunicação correta nas reuniões de trabalho. Há aí a medalha e seu reverso: ao mesmo tempo em que a boa retórica vai promover (sem dúvida) um profissional, aquele que tem má formação será "delatado" pela própria ação: ao falar ou escrever, indiscutivelmente, ele "entregará" o seu despreparo. É nesse contexto que bons cursos de Português vêm se tornando cada vez mais necessários.

Mais ainda: a importância do Brasil em cenário mundial - numa prévia dos grandes eventos (Copa do Mundo 2014 / Olimpíadas 2016) ditam essa valorização da língua, no compasso da questão socioeconômica. Com notoriedade internacional, cresce o interesse pelo país, sua cultura e seu idioma.

Estatísticas do Instituto Camões dão conta de que o Português é, atualmente, a quinta língua mais falada na Internet e a terceira mais usada no Facebook e no Twitter. Grande destaque do idioma se dá também no valorizado ramo de negócios de petróleo e gás. Em pauta, na cidade de Lisboa, uma conferência sobre "o futuro do Português no complexo mundial".

Sobre a necessidade de outros idiomas para o ingresso e a progressão do profissional em sua área, especialistas destacam que - no que se refere a línguas estrangeiras, para o mercado, depois do Inglês vem o Espanhol e Francês.

É fácil compreender o destaque do Espanhol e do Francês na busca por idiomas estrangeiros e seu emprego no mercado nacional.

No caso do Espanhol - segundo idioma de maior difusão no mundo depois do Inglês -, são preponderantes para sua busca as negociações com países latino-americanos e, especialmente, o fato de o idioma ser o oficial da ONU, UNESCO, UE e MERCOSUL.

Quanto ao idioma francês, é o terceiro idioma mais procurado nas escolas de línguas. O que se observa é que a importância do Francês se eleva com a crescente instalação de empresas francesas no Brasil, em expansão significativa de mercado e interação cultural.

Apesar da comprovada necessidade de idiomas estrangeiros, é urgente que se busque a devida qualificação no próprio idioma, como recomendam os especialistas. Afinal, todos concordam, não será possível a alguém que não tenha domínio da língua nativa, em qualquer circunstância, poder exercer uma real proficiência em outro idioma, seja ele qual for.

Fonte: yahoo   

Nenhum comentário:

Postar um comentário