
A celebração vem de origem indígena, que honra os defuntos, vinda de períodos anteriores à chegada dos espanhóis no continente americano. Existem relatos que astecas e outras tribos locais praticavam este culto. Na era pré-hispânica era comum a prática de conservar os crânios como troféus e mostrá-los durante os rituais que celebravam a morte e o renascimento
O festival que se tornou o Dia dos Mortos era comemorado no nono mês do calendário asteca, por volta do mês de agosto, tendo um mês de duração. As festividades que eram dedicadas as crianças e aos parentes falecidos, eram presididas pela deusa Mictecacíhuati conhecida como Dama da Morte.
Atualmenente é uma das festas mais animadas, segundo dizem, pois para suas tradições este é o dia em que os mortos veêm visitar os seus parentes na terra. O evento é sempre acompanhada com bolos, música e doces preferidos pelos mortos. Para as crianças os preferidos são as caverinhas de açúcar. Geralmente os festivais contam com desfiles onde gigantes bonecos de esqueletos dançam animando o público, apresentações de grupos de danças folclórcass e competição de fantasias, além de se ver muitas pessoas fantasiadas de esqueletos durante os dias de eventos. Os mexicanos aproveitam também a data especial para visitar seu entes falecidos, enfeitando suas lápides com flores e ornamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário