sexta-feira, 13 de maio de 2011

Sexta-feira 13 - Dia de azar ou sorte

A origem da sexta-feira 13 provém de crenças que remetem em um dia de azar, porém outras acreditam que o 13 é um número de sorte. Entenda o porquê.

Sexta-feira 13, para muitos um dia de azar, para outros um dia como qualquer outro. Superstições e crendices são relacionadas a esta data, envolvendo o número 13.
A mais popular superstição, se dá graças ao fato do dia em que Jesus Cristo foi crucificado, na sexta-feira, e o número que está relacionado com a sua última ceia, cuja teria 13 pessoas à mesa, ele e os 12 apóstolos.
Antes a isto, existiam duas lendas que provinham da mitologia nórdicas, sendo que uma delas relatava que durante um banquete 12 deuses foram convidados, exceto um, Loki, espírito do mal, que da mesma forma apareceu sem avisar e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí surgiu a crendice que convidar 13 pessoas para um jantar era um convite para o azar.
Outra lenda, que fala sobre Friga, deusa que deu origem a palavra friadagr = sexta-feira, era a deusa do amor e da beleza que foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com 11 bruxzas e 1 demônio, onde os 13 rogavam pragas aos humanos.
Mas nem tudo é azar, o argumento dos otimistas se baseia no fato de que 13 é um número afim ao 4 (1+3=4), sendo este símbolo o da prosperidade. Na China, não raro os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13.
Lembramos que nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), consta de 13 letras e a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.

fonte: http://www.universia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário