É comum ouvirmos das pessoas as seguintes frases: ''...enfiar o pé na jaca", ..."é dose para cavalo", ou "lágrimas de crocodilo", mas você sabe de onde surgiu essas expressões. Neste artigo falaremos de algumas e as suas origens.
1. No auditório tem meia dúzia de "gato pingado".
Significado: Tem sentido depreciativo usado para referir sobre uma suposta inferioridade (numérica ou institucional)
Origem: Esta expressão remonta a uma tortura procedente do Japão que consistia a pingar óleo quente em cima das pessoas e animais, especialmente gatos. Como o suplício tinha uma assistência reduzida, a expressão passou a denominar pequena assistência sem entusiasmo.
2. Ele estudou tanto que chegou a "queimar as pestanas".
Significado: Estudar muito.
Origem: É uma expressão que surgiu na época que não tinha energia elétrica, então para estudar a noite muitos acendiam a lamparina ou uma vela e devido a ilumianção ser fraca era necessário colocá-las próximo ao rosto, com isso sem querer muitos literalmente queimavas as suas pestanas.
3. As pessoas estavam em "fila indiana" para entrar no teatro.
Significado: linha de pessoas dispostas uma atrás da outra.
Origem: Essa era a forma que os índios americanos caminhavam em grupos, justamente para que as pegadas dos que íam na frente fossem apagadas pelos demais.
4. Não me venha com suas "lágrimas de crocodilo".
Significado: Choro fingido.
Origem: O crocodilo quando ingere um alimento, faz forte pressão contra o céu da boca, comprimindo as glândulas lacrimais. Assim, ele chora enquanto devora a presa.
5. Ele se lembra de tudo, só pode ter uma "memória de elefante"!
Significado: Ter boa memória, recordar-se de tudo.
Origem: Por natureza o elefante fixa tudo aquilo que aprende, por isso que quando se fala em memória associa à do elefante.
6. Ela tinha tanta dor de cabeça que chegou a tomar uma "dose para cavalo" de seu remédio.
Significado: Quantidade excessiva.
Origem: Dose para cavalo, dose para elefante ou dose para leão são algumas das variantes que circulam com o mesmo significado. Supõe-se que o cavalo, por ser forte; o elefante, por ser grande, e o leão, por ser valente, necessitam de doses exageradas, por isso usa-se para o exagero na ampliação de qualquer coisa que se tome ou de coisas que se tornam desagradável com o exagero.
7. Ele acabou de "enfiar o pé na jaca"!
Significado: Beber muito e se dar mal.
Origem: Antigamente os tropeiros paravam nas vendinhas para tomar uma pinga. Às vezes alguns bebiam demais e quando íam montar no burro era comum colocarem o pé direito no estribo e jogar a perna esquerda para subir no animal, mas acabavam errando e pisavam no jacá, que era uma cesta que carregavam mercadorias levando-os ao chão. Mais tarde a expressão ficou conhecido como enfiar o pé na jaca, devido a semelhança das palavras, não mudando o seu significado.
8. Aquele foi "feito nas coxas".
Significado: Falta de capricho.
Origem: As primerias telhas usada nas casas aqui no Brasil era feita de argila, que eram moldadas nas coxas dos escravos que vieram da África. Como os africanos variavam de porte físico as telhas eram todas desiguais devido ao tamanho das coxas, associou-se assim a um trabalho feito de qualquer jeito.
Fonte: http://www.expressoespopulares.com.br/
http://www.portaldascuriosidades.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário